fbpx
(16) 3101-3031 | (16) 99285-4480 vendas@smartmachine.com.br

A importância da comunicação empresarial

A comunicação empresarial é uma ferramenta estratégica de planejamento com o objetivo de melhorar a imagem da empresa e os resultados obtidos.

 

A importância da comunicação empresarialA importância da comunicação empresarial. Toda empresa necessita de uma comunicação clara e objetiva para que possa melhorar a convivência entre setores e evitar erros, que por falta de uma boa comunicação interna, podem ocorrer com certa frequência. Os motivos podem ser por falta de esclarecimento ou simplesmente por não dar objetivo ao assunto direcionado na comunicação.

A comunicação empresarial é uma atividade essencial para que a empresa possa atingir seus objetivos de manutenção da própria reputação, tanto interna quanto externa, assegurando suas estratégias de uma forma coerente para atingir ao mesmo tempo todos os interessados, considerados como seu público alvo, desde os acionistas e investidores até o cliente final.

 

Saber analisar, planejar, ouvir e agir em acordo com as necessidades das empresas, valorizando produtos, marcas e funcionários são traços fundamentais para manter uma boa comunicação organizacional. Desse modo, fica evidente que a criação de um planejamento de comunicação empresarial eficiente trará consecutivamente o sucesso da empresa.

Não basta disponibilizar apenas informações sobre produtos e serviços para atuais e futuros clientes, é necessário também cuidar do público interno, os colaboradores da empresa, os profissionais que fazem o negócio girar e criam novos produtos e melhores maneiras de realizar os serviços prestados.

Muitas vezes, a comunicação empresarial é vista como um meio que divulga notícias favoráveis a respeito da empresa e controla as notícias desfavoráveis. No entanto, essa é uma visão extremamente redutora, porque a comunicação empresarial abrange uma área muito maior, e está relacionada com a sua capacidade de competir dentro do mercado e consequentemente à sua sobrevivência.

Uma pesquisa realizada pela Deloitte mostrou que os funcionários entre 78% e 80% das empresas brasileiras dizem ser mal informadas sobre as ações da empresa, enquanto a média de insatisfação com a remuneração é de 60%, ou seja, estão mais insatisfeitos com a comunicação interna da companhia do que com o próprio salário. Mas, isso não é um problema sem solução ou algo que não possa ser evitado antes mesmo de acontecer.

A Smart Machine oferece cursos profissionalizantes essenciais para o mercado de trabalho: