Dicas para o crescimento de pequenas ou micro empresas
Algumas dicas para organizar o crescimento da sua empresa.
Algumas dicas para o crescimento de pequenas ou micro empresas. Fazer o negócio crescer é uma meta que deve ser perseguida e ambicionada e, principalmente, objeto de muita dor de cabeça para alguns micros e pequenos empresários, que por vezes enfrentam dificuldades para vislumbrar como este crescimento da empresa pode ser alcançado.
Em primeiro lugar, é preciso ter em mente que fazer uma empresa crescer e desenvolver leva tempo, sendo necessário sempre manter a calma e ter paciência.
Em segundo lugar, uma boa sugestão é buscar lições de práticas aplicadas por outras empresas e aprender com suas histórias de crescimento – lembrando sempre que, por melhores que sejam as práticas, elas na maioria das vezes precisam ser adaptadas à sua realidade para que possam ser bem implantadas e aproveitadas.
Além disso, é necessário definir qual o caminho que se pretende percorrer, com metas de curto, médio e longo prazo. Somente a partir daí é que poderão ser identificadas quais outras ações se tornam necessárias, de modo a atingir esses objetivos e consequentemente fazer com que a micro ou pequena empresa mude de patamar.
Sem planos, a empresa está destinada a não chegar a lugar nenhum ou, na pior das hipóteses, falir. Um bom crescimento se faz a partir de objetivos a serem alcançados.
Confira algumas dicas que podem ajudar no desenvolvimento do negócio:
Encontre o equilíbrio financeiro da sua empresa
Estabeleça quais são suas despesas e receitas e a partir daí faça os ajustes necessários, definindo objetivos estratégicos e um cronograma de pagamentos e recebimentos. Elabore um fluxo de caixa, a fim de utiliza-lo como base em todas as decisões envolvendo investimentos (ou compra de produtos).
Providencie também o planejamento e controle do capital de giro – ele é mais necessário do que pode parecer, mesmo nas micro empresas – evitando a inadimplência, mantenha o equilíbrio entre os prazos de pagamentos e recebimentos, evite os desperdícios nas operações e fique atento ao giro dos estoques.
Preste atenção e dê valor aos funcionários
Procure identificar quais são os talentos de seus funcionários, de modo que possam auxilia-lo nas diferentes etapas necessárias à gestão de uma empresa – da administração ao atendimento, especialmente se o ramo de trabalho envolver contato direto com o público. Os funcionários são um dos recursos que podem fazer a empresa crescer rapidamente e bem.
Invista em recursos humanos
Não tenha medo de investir em políticas diferenciadas de recursos humanos. Busque ir além do básico de folha de pagamento, demissões e contratações. Não utilize como critério de contratação o salário mais baixo que conseguir pagar, a economia momentânea implica, muitas vezes, em baixa produtividade e falta de qualidade no trabalho.
Após a contratação, integre o novo funcionário à empresa e dê o treinamento necessário. Nem sempre as pessoas sabem exatamente o que fazer ou como fazer. Procure manter o pessoal treinado na empresa. O custo envolvido na reposição de um funcionário é maior do que a concessão de alguns benefícios.
Rentabilidade é uma meta, sempre
Para que sua empresa possa crescer, é fundamental que ela possua lucratividade. Por isso, tenha sempre o lucro como objetivo – otimizando procedimentos, definindo objetivos estratégicos e até mesmo delegando poderes/obrigações.
Avalie quais situações na sua empresa podem causar desperdícios, seja de tempo, de materiais ou mesmo das pessoas, tanto dos funcionários quanto dos clientes. A empresa tem que funcionar como uma máquina perfeitamente ajustada para que possa ser rentável – e, assim, continuar a crescer.
Mantenha clara a separação entre os recursos financeiros da empresa e os do proprietário
Para saber se a empresa é rentável, é necessário que o caixa do empreendimento e do proprietário sejam coisas distintas, com limites bem definidos – a empresa não pode funcionar como banco de crédito ilimitado para seu dono.
Além de prejudicar a contabilidade do negócio, a mistura pode gerar problemas tributários para a empresa e para a pessoa física, caso haja o entendimento por parte do fisco que impostos estão sendo sonegados. Estabeleça um pró-labore fixo e, se surgirem despesas pessoais inesperadas, faça como qualquer assalariado: dê um jeito ou deixe para o mês seguinte.
Não tema a concorrência
Evite desconhecer seus concorrentes; pelo contrário – saiba quem são e seja melhor do que eles. Não os imite. Equipamentos, procedimentos e produtos podem ser copiados, mas a qualidade e o talento das pessoas responsáveis não.
Agregue valor ao seu trabalho, diferenciando-o de forma que os clientes possuam motivos para buscar a sua empresa em vez do concorrente. Diferencie-se.
Tenha sempre em foco a satisfação do cliente
Busque sempre atender o cliente da melhor maneira possível: é ele quem vai proporcionar renda e lucro à empresa, e um cliente satisfeito sempre volta – além de trazer outros. Não os ignore; busque conversar com os clientes, compreender os problemas e solicitações, entender os questionamentos da perspectiva dele.
Esta conversa pode trazer insights que podem levar a mudanças ou inovações necessárias, de modo a alavancar ainda mais os seus negócios, facilitando o processo de conquistar novos clientes – e, consequentemente, aumentando os lucros futuros.