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Táticas de liderança para construir um time de sucesso

Construir conexões fortes com a equipe é um dos primeiros passos.

Não importa o tipo de área, empresa ou produto oferecido: construir uma boa relação com os funcionários – e entre eles – é fundamental para ter bons resultados em um negócio. Mas quando se trata de estimular essas conexões, muitos líderes não sabem como se posicionar na medida certa. Em um artigo publicado na “Inc.”, Anne Sugar, autora e consultora da Universidade Harvard, dá quatro dicas de como estimular a formação de uma boa equipe. Seja qual for a ação, diz ela, a iniciativa da liderança é decisiva.

As dicas são: 

Em meio às demandas do dia a dia, encontrar tempo para se reunir e conversar com os funcionários pode não ser tão fácil. Uma saída para não deixar essa prática de lado é planejar momentos específicos, em vez de esperar que eles ocorram espontaneamente.

Seja para aparecer no escritório de uma equipe ou lembrar do aniversário das pessoas, colocar esses compromissos em um calendário pode ser uma boa estratégia. Deixar a porta da sua sala aberta mais vezes também é uma opção para estimular o contato, sugere Anne.

Muitos líderes têm a ideia de que devem manter uma postura séria e comedida na frente dos funcionários. Manter a guarda alta, porém, pode prejudicar a conexão com eles e fazê-los pensar que também não podem ser eles mesmos.

Ser autêntico e demonstrar abertura, portanto, é importante de diferentes maneiras. Sorrir mais em reuniões e comparecer a encontros e eventos fora do expediente são algumas maneiras simples de estimular essa abertura.

De acordo com o artigo, usar a tecnologia para criar relações mais profundas pode parecer contraditório. Mas, com as ferramentas certas, é possível aprimorar a comunicação com os funcionários e equipes.

Algumas plataformas online permitem, por exemplo, fazer brainstormings e compartilhar ideias entre pessoas que não estão no mesmo ambiente físico. É importante, porém, que já se tenha construído uma boa relação “cara a cara” com essas pessoas.

As pessoas têm objetivos em suas próprias carreiras — e colaborar para que elas cresçam profissionalmente e dentro da empresa é importante. Por isso, separe um tempo para conversar com elas sobre suas metas e para lhes oferecer feedback.

Além de marcar horários individualmente, outra possibilidade é estabelecer horários de “sala aberta” para qualquer um que quiser passar, conversar e discutir ideias.

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