BLOG

8 Dicas para manter o foco

Manter o foco durante o dia é uma tarefa que, para muitos, é desafiadora. Entre tantas distrações cotidianas, é preciso ter perseverança para manter a produtividadealta todo o tempo. Mas existem alguns hábitos capazes de deixar essa prática mais fácil.

Pensando nisso, separamos oito coisas que você pode fazer todos os dias para deixar seu foco ainda mais potente.

Não existe horário de sono ideal para todo mundo, sugere o texto. Por isso, antes de mais nada, é preciso saber se você funciona melhor pela manhã ou à noite.

É necessário também verificar quais são seus compromissos diários com seu trabalho e sua famíla, para ajustar-se a eles. Uma vez acertada a hora ideal, mantenha o cronograma todos os dias, inclusive nos finais de semana.

Segundo o artigo, também é preciso dormir sempre pelo menos oito horas por dia. Fazer tudo isso irá regular seu corpo e o tornará mais desperto nas horas em que você está acordado.

Pesquisas mostram que a pressão e o fluxo sanguíneo aumentam quando nos exercitamos.

Mais sangue significa mais oxigênio – e mais oxigênio significa mais energia para nosso cérebro. Por isso, dedique-se a movimentar o corpo por pelo menos 30 minutos todos os dias.

Não importa se é uma caminhada simples, ioga ou musculação a sua preferência. O importante é se mexer.

O palestrante motivacional Brian Tracy aconselha a todos a começarem o dia “engolindo seu maior sapo”. Ou seja, fazer a tarefa mais complicada ou menos agradável logo no início da manhã para que o resto do dia seja mais leve e rápido.

Porém, caso isso o faça perder muito tempo logo de cara, comece com tarefas mais fáceis e de rápida execução. O importante aqui é tornar seu começo o mais produtivo possível para que esse estado de espírito permaneça até o anoitecer.

Durante o dia, é comum se deixar levar por tarefas desencessárias ou não muito importantes. Quando perceber que isso está acontecendo, faça a si mesmo algumas destas perguntas: “qual a coisa mais importante que eu poderia estar fazendo agora?”, “como posso fazer isso mais rápido e de forma mais eficiente?” ou “qual a melhor forma de eu completar esta tarefa?”.

Segundo o artigo, essa é uma maneira simples de centralizar sua mente e torná-la novamente produtiva.

Uma das melhores formas de se prevenir contra a procrastinação é fazer o que precisa ser feito no momento em que as coisas aparecem. É comum deixar de lado tarefas menores devido a algo maior que está ocorrendo. Mas se você pode riscar isso da sua lista agora, faça-o.

Uma pesquisa conduzida em 2011 descobriu que as pessoas conseguem ser mais produtivas se derem um intervalo a cada 50 minutos de atenção focada. Segundo o estudo, a habilidade de manter o foco tende a cair ao longo do tempo.

Para recuperá-la, é preciso descansar um pouco. Quando estiver se sentindo improdutivo, sugere o artigo, dê uma caminhada, respire fundo, beba água. Na volta, você se sentirá novamente disposto.

No final do dia, reserve um tempo para ver o que fez durante o dia. Isso é importante para ter uma visão ampla do seu progresso. Notar o que está dando certo e o que não está é o primeiro passo para adotar um plano de ação melhor e mais produtivo.

Depois de verificar como foi o seu dia, pense no amanhã. Escreva quais são seus objetivos para a manhã seguinte e planeje-se o máximo possível. Isso evita que distrações entrem no seu caminho e o deixa mais focado quanto ao futuro.

compartilhe em suas redes sociais

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Rolar para o topo
WhatsApp chat