BLOG

Liderança, conhecimentos e habilidades para suas atitudes.

Contar com um bom líder é imprescindível para o sucesso de qualquer equipe. É ele quem conduz os colegas ao melhor caminho para um bom desempenho profissional, visando o crescimento de cada um e da empresa como um todo. Comprometimento, responsabilidade e visão de futuro são alguns dos atributos fundamentais esperados desse colaborador.

Ferramentas e características de um bom líder

Respeitar e confiar na equipe

Um bom líder precisa confiar em sua equipe, mantendo sempre o respeito e reconhecimento pelo trabalho de todos, independentemente da posição hierárquica que cada um ocupa na empresa.

Saber ouvir e orientar

Deve dar atenção aos questionamentos e dicas sugeridas pelos profissionais, para que, desse modo, possa analisar e orientar sabiamente os funcionários em busca dos objetivos traçados.

Ter empatia

É necessário que o líder saiba entender a equipe, as dificuldades e os valores pessoais de cada indivíduo, contribuindo assim para o crescimento em geral.

Ser motivado e saber motivar

Uma boa liderança requer motivação. Para isso, é preciso que o líder seja motivado e saiba transmitir isso à equipe, ensinando-a a ser persistente e vitoriosa.

Ser inovador

Deve estar em constante busca por novas maneiras de executar as atividades, de forma que essas permaneçam interessantes para quem as realiza e proporcionem maior satisfação ao envolvidos.

Ser flexível

Um bom líder precisa saber lidar com sua autoridade, de maneira que seja respeitado pelos funcionários, e não temido. Deve ser persistente em suas opiniões, porém ceder quando for necessário.

Ter conhecimento

É essencial que um gerente esteja em constante atualização, participando de cursos e palestras que o façam estar cada vez mais capacitado para o cargo que ocupa.

Saber dar e receber feedback

O líder deve ter discernimento para dar um feedback que contribua para o crescimento da equipe, e também humildade, para ouvir comentários que nem sempre serão agradáveis, mas necessários para o seu progresso na empresa.

Ser um bom planejador e estrategista

O líder deve ter discernimento para dar um feedback que contribua para o crescimento da equipe, e também humildade, para ouvir comentários que nem sempre serão agradáveis, mas necessários para o seu progresso na empresa.

Saber delegar

Saber distribuir as atividades de forma justa e proporcional é uma característica fundamental para qualquer gerente que deseja alcançar o sucesso em sua carreira profissional.

Trabalhando esses pontos, o líder tende a torna-se mais eficiente e eficaz no trabalho, atingindo suas metas profissionais de forma muito mais consistente e segura.

 

Fonte: sbcoaching

compartilhe em suas redes sociais

WhatsApp chat