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Como criar uma mentalidade de marketing para pequena empresa

A todo e qualquer momento nós, humanos, estamos suscetíveis as mais variadas situações e influências do meio em que estamos inseridos.

Uma mentalidade de marketing é uma necessidade para as pequenas empresas. Existem pessoas que acham que falar sobre mentalidade de marketing para pequena empresa é desnecessário, que não vai mudar em nada o dia a dia do empreendedor e muito menos o de sua pequena empresa. Porém, esse pensamento não poderia estar mais equivocado, a mentalidade de marketing para pequena empresa é extremamente necessária, não só para os avanços de sua empresa como também para seus avanços pessoais.

Porque a mentalidade de marketing é importante?

A todo e qualquer momento nós, os humanos, estamos suscetíveis as mais variadas situações e influências do meio em que estamos inseridos. Essas situações podem ser positivas e trazer resultados negativos ou positivos, e também podem ser situações negativas, que trazem resultados positivos ou negativos. Essas situações são normais, mas em muitos momentos elasdistanciam os empreendedores do sucesso desejado. E isso não se limita apenas a vida pessoal, esses altos e baixos estão presentes até mesmo em seus negócios, existem momentos de dificuldade onde o desânimo parece guiar o empreendedor e é exatamente por isso que criar uma mentalidade de marketing para pequena empresa é essencial.

Como criar a mentalidade de Marketing?

Existem muitas formas de se criar uma mentalidade de marketing para pequena empresa, mas o que todas elas partilham em comum é a necessidade de um ponto inicial para o seu projeto. Todos os projetos, independente do tema ou da área, necessitam de um ponto de partida, para a mentalidade do marketing não é diferente, e o mais indicado é que você comece de onde está.

1 - Seja econômico

As pessoas costumam acreditar que para se começar um negócio online, um pequeno negócio ou uma empresa é necessário uma conta bancáriacom muitos zeros. Afinal, abrir uma empresa e começar seu próprio negócio é algo que requer um investimento de alto custo não é? Pois saiba que não, realmente não é preciso um investimento de alto custo. Tudo que você precisa está ao seu alcance, sem que hajam gastos extras e permitindo que você foque sua mentalidade de marketing no que realmente importa: a sua empresa.

2 - Saiba que você tem tudo o que precisa

Ter em mente que tudo que você precisa está ao seu alcance faz com que você não se cobre de forma errada, afinal de contas, se cobrar é essencial para guiar você pelo caminho do sucesso. Assim como se auto-avaliar também é importante para o seu desenvolvimento, isso porque, permite que você se cobre ao máximo dentro da normalidade e dos limites saudáveis. Outro ponto importante na criação de uma mentalidade de marketing para pequena empresa é a avaliação, afinal, é essencial que hajam testes acompanhados de erros e acertos.

3 - Aprenda com seus erros

Os erros não devem ser vistos como algo negativo, muito pelo contrário. Os erros são ótimos auxiliares evolutivos para pequenas e grandes empresas, não permita que eles te coloquem para baixo. Observe a situação, absorva os resultados, aprenda com eles e persista até que você consiga colocar sua pequena empresa no padrão de qualidade exigido por você mesmo. A sua empresa é, especialmente, sua responsabilidade e você não deve esperar que alguém te indique onde está o erro.

4 - Busque conhecimento

Chegou a hora de brilhar no campo da prosperidade e da abundância. Depois de percorrer conscientemente o caminho de mãos dadas com o planejamento e a disciplina da execução, este ciclo de maturidade empresarial é também conhecido como o ‘poder da vitória’. As experiências acumuladas após anos de dedicação ao negócio criam fontes para irrigar novas ideias, que retroalimentarão o seu projeto inicial. Também é o momento de voltar à origem, com uma nova roupagem, relembrando cuidadosamente os três primeiros ciclos, reconhecendo seus desafios e premissas, repaginando planos, etapas e conceitos, transformando a trajetória em lições aprendidas e legados perpetuados.

Compreendemos que as organizações passam por ciclos de transformação e crescimento constantes. Outras desaparecem sem deixar rastros. Especialistas em gestão identificam vários fatores que são responsáveis pela morte prematura de bons projetos, como a falta de planejamento, de um plano de negócios sólido, indicadores de desempenho inconsistentes (OKRs), governança corporativa frágil, equipe despreparada e falta de conhecimento do setor.

Esse conjunto de conhecimentos, técnicas e competências são necessários, pois, ao longo do tempo as empresas realimentam os seus projetos, quando não muitas vezes projetos simultâneos de diferentes tamanhos e naturezas. Ninguém precisa ser extremamente talentoso para ter sucesso. Tudo o que um empreendedor realmente precisa é descobrir o trabalho que gosta e depois persistir, persistir e persistir. Esse é o único segredo, afirmava Stephen Covey, um dos maiores líderes em gestão empresarial.

5 - Tenha disciplina

Assim como a avaliação e a cobrança são pontos importantes na criação de uma mentalidade de marketing, a disciplina é uma auxiliar poderosa na trilha do sucesso, afinal, de nada adianta se esforçar muito e deixar tudo acontecer de qualquer maneira. O cuidado nos aspectos como por exemplo, disciplinado, consistente e constante, permitindo que emoções novas e mais poderosas possam ser despertadas. Por exemplo, você pode não ficar confortável ao gravar vídeos e falar com a câmera, mas sua empresa pode aproveitar de outras mil formas de marketing. Não precisa ficar preso a somente uma coisa.

6 - Encontre formas de ser visto

Um outro ponto importante é ficar atento a todas as formas nas quais sua empresa pode se divulgar ou ser divulgada. Parcerias, promoções, desde algo mais simples até algo de grande porte, conteúdos virais, entre outras ações. Lembre-se sempre que não é necessário gastar rios de dinheiro com marketing para que se obtenha sucesso nas campanhas.

7 - Seja lider

Aliás, é muito importante também ter em mente que mesmo que você tenha acabado de começar a sua empresa e tenha poucos funcionários, ser um líder é diferente de ser um chefe. O chefe é aquele que está sempre mandando, mas não se movimenta com a empresa. Diferente do líder, que guia os funcionários e corre do lado deles. Para poder criar uma mentalidade de marketing, é necessário compreender essa diferença e também fazer a diferença no dia a dia de trabalho.

8 - Seja criativo e inteligente

 

É preciso compreender a necessidade dessa mentalidade principalmente para os pequenos e microempreendedores. Com poucos recursos, mas com uma ideia que faz a diferença, a empresa precisa sobreviver. É exatamente por esse motivo que o marketing precisa estar sempre sendo pensado pelo empreendedor e também sendo gerenciado de forma estratégica, para que os poucos recursos possam ser aproveitados de forma ampla, consequentemente trazendo lucros ao pequeno negócio.

9 - Pense positivo

Também é necessário entender que como o líder de uma empresa, o sucesso dela depende apenas de você. Isso pode ser algo bom ou algo ruim, depende apenas do pensamento. E por que não pensar de forma positiva? Dependendo apenas de você, o sucesso de seu negócio parte de suas decisões tomadas. Por isso, analise bem como serão seus próximos passos, como você irá fazê-los e principalmente aonde quer chegar. É muito importante definir isso antes de criar uma estratégia de marketing. Dessa forma, todos os passos da estratégia serão feitos pensando no seu objetivo principal.

Se mesmo após ler esse artigo você ainda possui dúvidas ou não sabe como criar uma mentalidade de marketing para sua pequena empresa, saiba que existem consultorias de marketing especializadas que podem te ajudar bastante nesse caminho. Portanto, não pense duas vezes antes de entrar em contato com uma empresa de marketing capacitada, que será capaz de auxiliar ainda mais a sua empresa a crescer.

 

Fonte: contatores.cnt.br

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