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O empreendedor que planeja: do suor à vitória, em quatro ciclos

A percepção de empreender faz parte do DNA humano, como forma de legado, de construir uma história que seja referência para futuras gerações. Para muitas pessoas, a definição de um propósito de vida como forma de transformar o que está à sua volta é a fonte motivadora dos seus desejos e sonhos.

Compreendemos que uma história de sucesso, invariavelmente, leva os empreendedores a desafiarem a si mesmos, superando barreiras na modelagem de projetos, nos limites de conhecimento a respeito do negócio e do mercado, para colocar uma ideia de pé, para vencer a escassez de recursos financeiros ou para executar estratégias consistentes economicamente para convencer investidores, e por vezes, para superar a falta de um time de pessoas qualificado e impregnado de competências básicas para iniciar as demandas planejadas. Para a montagem de um negócio, além de muita inspiração e transpiração – mão na massa – vale também o jargão que o mundo empresarial conhece bem: “não existe almoço grátis”, atribuída ao economista Milton Friedman.

1 - Ciclo Discovery – Momento de Inspiração

A inspiração é ponto de partida para colocar os seus pensamentos e ideias em prática. Uma ideia inspiradora surge de várias maneiras e cada pessoa é inspirada por alguma motivação específica. Muitas vezes o desejo de contribuir com as pessoas, com o desenvolvimento da sociedade, serve de fonte inspiradora para um empreendedor decidir começar um negócio e a compreender a descoberta de uma oportunidade real. Quanto maior o número de premissas realistas levantadas nesta etapa, menos riscos aparecem. É um momento de buscar inspiração em outros modelos de negócios e conhecer a trilha que muitos empreendedores percorreram, tendo a consciência que experiências podem ser bem ou mal sucedidas. A linha entre o fracasso e o sucesso é muito tênue. Deixando de lado o amadorismo e o empirismo, devemos entender que um desejo para ser tornar real, precisa de uma boa dose de realidade. O mundo de Alice fica para a ficção. O mundo corporativo não tolera ilusões. Ideias vitoriosas precisam ter consistência e persistência, delineando qual a melhor estratégia para se atingir o objetivo final. Se prestarmos atenção, perceberemos que os exemplos que nos rodeiam fazem diferença, pois sempre há pessoas e empresas que nos inspiram durante nossas vidas.

2 - Ciclo Target – Momento Modelagem

Depois de conceber a ideia, é hora de construir a proposta de valor do negócio. As ferramentas apropriadas para este momento são o Canvas, o Desing Thinking e Desing de serviços, que levam em conta o ponto de vista do cliente, atendendo a uma demanda latente ou que ele busca realmente. Aqui nascem o plano e o modelo de negócios pretendidos. O planejamento estratégico é palavra de ordem e quanto mais detalhista, melhores são as chances de ter êxito. É o desenho de onde queremos chegar. Neste passo não é possível mensurar o tempo ideal para elaborar um bom planejamento, e sim, dedicar máxima atenção à coleta de informações, indicadores de mercado e de experiências com possíveis parceiros, encontrando o ponto de equilíbrio entre a racionalidade e a emoção – colocando em prática o que chamamos de senso de prioridade. Quais as premissas indispensáveis para o bom desempenho de um plano de negócios?

– Conhecimento profundo e experiência reconhecida no setor onde irá atuar;

– Equipe tecnicamente qualificada e com foco em gestão de negócios;

– Planejamento econômico consistente e simulador de negócios com no mínimo três cenários para cinco anos (otimista, realista e mínimo);

– Definição dos principais indicadores de desempenho desejados (OKRs);

– Governança corporativa robusta desde o início da operação – pelo menos um memorando de intenções ou acordo de cotistas;

– Estratégias de relacionamentos com os principais atores do mercado, instituições ligadas ao setor e futuros clientes;

Saem na frente aqueles que conseguem enxergar mais longe. Colocar a visão de longo prazo nos projetos, mediante um projeto bem estruturado, facilita enormemente a conquista dos resultados. Planejar não é só vislumbrar o futuro. É também uma forma de assegurar a continuidade do negócio. É levantar os pontos fundamentais, estabelecendo as diretrizes e os objetivos que conduzirão a empresa à excelência em sua área de atuação. Metas alinhadas levam as empresas às grandes conquistas.

3 - Ciclo Transition – Momento para transformar

Chegamos ao momento crucial: transformar o plano em ação. Depois de entendermos a fundo todas as necessidades para a concepção do projeto, chegou a hora de colocar em prática tudo o que foi planejado, tendo a disciplina da execução como pilar para o sucesso do projeto. Planejamento, execução e disciplina são palavras-chaves para empreendedores que almejam a vitória em seus planos, independentemente do nível de experiência e complexidade que são exigidos para tanto. Inspirado no livro as ‘4 Disciplinas da Execução’ de Bill Moraes, um conjunto de práticas comprovadas, olhe para o seu plano de negócios e se alinhe estes princípios:

– Foco no que é realmente importante para a viabilização do seu projeto. Deixe de lado aquilo que lhe rouba tempo e dinheiro. Elimine os oportunistas de plantão e os investidores ‘anjos’. Seja implacável e elimine o que não serve;

– Atue nas medidas de direção, compreendendo cada passo da jornada e suas minúcias. Não pule etapas, porém, utilize de forma inteligente o seu tempo dedicado. Siga o senso de prioridade e mantenha em alta o poder de fazer bem feito e de maneira correta, a partir de técnicas de gerenciamento de tempo. Simplifique!

– Defina um placar de indicadores de desempenho envolvente, com o acompanhamento semanal das conquistas e necessidades de melhoria, como forma de atingir a meta planejada. Compartilhe com os membros da sua equipe os resultados positivos e quantos pontos faltam para alcançar a meta desejada;

– Trabalhe o encorajamento, o engajamento e a cooperação, inspirando e liderando com maestria o seu time de talentos profissionais. Mantenha em alta o entusiasmo pelo projeto.

Para alinhar suas estratégias de forma adequada, o suficiente para conduzir ao alcance dos objetivos que planejados, muitas empresas utilizam software Project Management, um gerenciador de atividades e definição responsabilidades. Se você prefere algo mais simples, use o aplicativo Meistertask, uma plataforma amigável que tem uma versão básica grátis. Neste caso, construa o seu plano de controle de atividades em três etapas:

– FILA – atividades que estão aguardando o seu início

– FAZENDO – atividades que estão em andamento

– FEITO – atividades concluídas

O aplicativo, 100% on-line, permite que o seu projeto seja acompanhado pelos demais membros da sua equipe, com atualização em tempo real. Simplificar o controle da execução pode significar criar níveis de resolutividade alta, aumentando o desempenho do projeto e diminuindo o seu tempo de conclusão. Também é útil para organizações que procuram um ambiente dinâmico, ágil e estratégico, adotando uma estratégia criativa de execução e de compartilhamento com todos os setores da empres.

4 - Ciclo Fullness – Momento do Esplendor

Chegou a hora de brilhar no campo da prosperidade e da abundância. Depois de percorrer conscientemente o caminho de mãos dadas com o planejamento e a disciplina da execução, este ciclo de maturidade empresarial é também conhecido como o ‘poder da vitória’. As experiências acumuladas após anos de dedicação ao negócio criam fontes para irrigar novas ideias, que retroalimentarão o seu projeto inicial. Também é o momento de voltar à origem, com uma nova roupagem, relembrando cuidadosamente os três primeiros ciclos, reconhecendo seus desafios e premissas, repaginando planos, etapas e conceitos, transformando a trajetória em lições aprendidas e legados perpetuados.

Compreendemos que as organizações passam por ciclos de transformação e crescimento constantes. Outras desaparecem sem deixar rastros. Especialistas em gestão identificam vários fatores que são responsáveis pela morte prematura de bons projetos, como a falta de planejamento, de um plano de negócios sólido, indicadores de desempenho inconsistentes (OKRs), governança corporativa frágil, equipe despreparada e falta de conhecimento do setor.

Esse conjunto de conhecimentos, técnicas e competências são necessários, pois, ao longo do tempo as empresas realimentam os seus projetos, quando não muitas vezes projetos simultâneos de diferentes tamanhos e naturezas. Ninguém precisa ser extremamente talentoso para ter sucesso. Tudo o que um empreendedor realmente precisa é descobrir o trabalho que gosta e depois persistir, persistir e persistir. Esse é o único segredo, afirmava Stephen Covey, um dos maiores líderes em gestão empresarial.

Abuse do planejamento, execute com determinação e mantenha um controle eficaz das tarefas programadas. Suas chances de sucesso aumentam significativamente e o seus gestores encontram respostas rápidas diante de situações inesperadas. Inspirar e inovar traz aos predestinados conforto, segurança, realização de sonhos e recompensas pelo seu esforço. Com absoluta certeza, os níveis de inspiração, de motivação e de entusiasmo fortalecerão os seus novos projetos de vida e os novos ciclos que virão.

E isto é muito gratificante para quem deseja empreender.

 

Autor(a): Adonai Zanoni 

Fonte: Empreendedor

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