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Parece que nunca estivemos tão preocupados em alavancar os negócios quanto agora. Pode ser que a crise econômica no Brasil esteja causando um ar de pessimismo entre os empreendedores, mas quem está no mercado há mais tempo sabe muito bem que essa não é a primeira e nem será a última oportunidade. Oportunidade de que é o que você deve estar se perguntando, certo? Pois esses períodos difíceis são ótimas oportunidades de reavaliar sua empresa até o momento, revisar suas decisões passadas e começar a encarar o cenário como uma grande janela para aprender como vender mais.

Quando a economia está estável e as receitas estão entrando, a tendência é de cairmos na rotina e acabarmos não nos esforçando tanto mais. Essa é a famosa lei da inércia, que você com certeza estudou na escola. Mas quando as coisas se abalam, é hora de sacudir a poeira e reaprender a correr atrás do prejuízo (ou do faturamento)! Quer saber o que é preciso para vencer as barreiras que agora se impõem e manter sua empresa a todo vapor? Então acompanhe agora mesmo o nosso post!

Como o cenário econômico brasileiro ainda é bastante incerto, as empresas ficam em constante estado de alerta, apreensivas com relação ao que fazer nesse período. É melhor investir para tentar se sair bem da crise econômica ou esperar a tempestade passar, até lá gastando o mínimo possível?

A verdade é que ficar estagnado, esperando que o ambiente mercadológico melhore, é um engano. Pense bem: enquanto você fica parado, outros analisam cenários e tendências para aproveitar as oportunidades que se apresentam — como o fechamento de empresas concorrentes ou o surgimento de novos nichos.

Ao mesmo tempo, não dá para investir em tudo o que aparece pela frente. É preciso ter um olhar analítico a respeito da situação da empresa, conhecer seus indicadores de desempenho, ter projeções financeiras de longo prazo e atacar no momento certo, com as armas certas. Mas como exatamente vender mais nesse contexto?

Primeiramente, analise se, mesmo com a crise econômica no Brasil, você está crescendo suas vendas. E por mais que seja um crescimento pequeno, já conta pontos. Afinal, há quem esteja perdendo marketshare por falta de consumidores interessados. Confronte dados, faça análises minuciosas, identifique o que foi feito em cada situação em que as vendas estiveram mais aquecidas. E não se esqueça de considerar as épocas de sazonalidade alta, que podem demonstrar um resultado irreal para o dia a dia da empresa.

Vender mais é reflexo do posicionamento que a empresa adota, mesmo quando a crise está instalada. Se você deixar de ver só problemas e passar a pensar em oportunidades, certamente atrairá melhores negócios. Esperamos que com essas dicas você consiga trilhar seu caminho rumo ao sucesso, superando obstáculos e fortalecendo sua empresa no mercado, por meio de uma excelente gestão de pessoas e uma forte cultura de gestão de inovação.

fonte:https://www.docusign.com.br

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