fbpx
(16) 3101-3031 | (16) 99285-4480 vendas@smartmachine.com.br

Construa sites com WordPress

O que é WordPress? Ele é, atualmente, o CMS (Content Management System ou Sistema de Gerenciamento de Conteúdo) mais popular do mundo. O WordPress é usado em mais de 30% dos sites ao redor do globo – e a plataforma continua crescendo rapidamente!

Um CMS é uma aplicação para a internet que permite que donos de sites, editores e autores gerenciem seus sites e publiquem conteúdo sem precisar de conhecimentos em programação.

O WordPress usa PHP e MySQL, linguagens que são suportadas por todos os serviços de hospedagem de site. Mas uma hospedagem especializada em WordPress pode dar a você muita vantagem em velocidade, desempenho e confiança.

Normalmente, CMSs são usados para blogs, mas um site feito em WordPress pode ser facilmente transformado em um uma loja e-commerce. Eles também podem ser usados para portfólios, jornais online ou qualquer outro tipo de temática que você desejar.

Uma das melhores coisas no WordPress é que ele vem uma interface intuitiva e bastante amigável ao usuário. E se você já sabe como usar o Word, você nem precisa se preocupar com o WordPress: você vai poder escrever, criar e publicar conteúdo de uma forma tão fácil quanto faz na plataforma da Microsoft.

A melhor parte disso tudo é que o WordPrerss é gratuito e de código aberto. Isso quer dizer que milhões de pessoas no mundo têm à disposição uma plataforma moderna e de alta qualidade – até mesmo para os iniciantes.

Que tipos de sites posso criar com o WordPress?

Conhecer o que é WordPress e como funciona é fundamental para se estabelecer na internet. Afinal, você precisa de um site para criar e apresentar a todos os leitores que sua página pode receber.

O WordPress é uma ferramenta muito versátil que você pode criar para criar muitos tipos de sites. As possibilidades são tantas que selecionamos algumas das ideias mais comuns que você pode ter para começar seu negócio na internet.

Blog

O WordPress começou como uma ferramenta de blog e esse ainda é um dos usos mais comuns para ele.

Você pode começar com um custo mínimo, por exemplo, com o plano de sobrevivência da Hostinger para iniciantes. E assim que seu blog for recebendo mais visitantes, você pode fazer um upgrade para soluções mais avançadas.

Portfólios

Freelancers, artistas, fotógrafos, músicos, escritores e outros profissionais criativos frequentemente usam o WordPress para construir seus portfólios online.

Existem muitas opções de temas para portfólio disponíveis no WordPress.org (ou em qualquer outro lugar) que incluem todos os recursos que você precisa.

Entre eles, galerias de imagens, caixas de iluminação para uma melhor exposição de fotos e grades de portfólio.

Sites de Negócios

Se você tem um negócio online pequeno, o WordPress também pode ser de grande ajuda para o seu site. Ainda que o WordPress seja muito popular com empresas de pequeno de médio porte, ele também é usado por grande corporações.

Sites de Caridade

Como o WordPress tem um custo de manutenção relativamente baixo, não chega a ser uma surpresa que ele é a plataforma de escolha de caridades e igrejas. Graças ao WordPress, cada vez mais organizações sem fins lucrativos têm conquistado seu espaço na internet.

Lojas online

Com o WordPress, você também pode criar uma loja virtual sem qualquer conhecimento em programação.

O WooCommerce, o plugin para e-commerce mais popular do WordPress, permite que você crie adicione recursos cruciais ao seu site.

São eles: carrinhos de compra, sistema de gerenciamento de pedidos, páginas de checkout, reembolsos com um clique e assim por diante.

O WordPress tem algumas vantagens e ele é, de longe, a melhor plataforma para qualquer um que queira começar um site sem precisar conhecer de programação.

Além disso, o CMS WordPress é uma boa opção para programadores, já que ele é uma ferramenta altamente personalizável. Entretanto, ele também tem alguns contratempos que você precisa conhecer.

Vantagens do WordPress

  1. Baixo custo – Você só precisa pagar pela hospedagem de sites. O software do WordPress e a maioria dos plugins e temas são gratuitos.
  2. Fácil instalação e atualização – Ao contrário de muitos outros CMS, o WordPress nem precisa de configuração. E você pode atualizá-lo com apenas um clique.
  3. Simples de gerenciar – Você não precisa de nenhum conhecimento em programação para realizar tarefas diárias. Entre elas escrever, editar posts, fazer download de imagens, gerenciar usuários, adicionar menus e instalar temas e plugins.
  4. Design personalizável – Com milhares de temas WordPress já prontos para usar, você pode criar um visual personalizado que se encaixa com seu nicho de atuação. Por exemplo, existem temas específicos para restaurantes, estudantes de medicina, pequenos negócios, conteúdos de games e assim por diante.
  5. Funcionalidades personalizáveis – Você pode usar uma avalanche de plugins para estender as funcionalidades do WordPress. Basicamente, você consegue encontrar um plugin específico para qualquer tipo de tarefas que estiver procurando. Tem de tudo: desde SEO (Search Engine Optimization) a organização de eventos.
  6. Comunidade engajada para ajudar – O WordPress tem uma comunidade mundial gigantesca e um fórum muito útil caso você precise de ajuda com seu site. Se você não sabe, não conhece algo ou tenha problema com qualquer coisa, você encontra ajuda e solução muito rapidamente.

Mais informações em: https://smartmachine.com.br/cursos/informatica/curso-interativo-construa-sites-com-wordpress/

Fonte: https://www.hostinger.com.br