fbpx
(16) 3101-3031 | (16) 99285-4480 vendas@smartmachine.com.br

A importância do Excel

O Excel é uma das ferramentas mais usadas nas organizações, por se tratar de um software que através de suas funções, consegue criar soluções para problemas enfrentados no dia-a-dia.
Trata-se de uma realidade no ambiente organizacional — estimativas apontam que em um dia típico no escritório, a ferramenta fica aberta no computador por 4 a 8 horas em média. De atividades complexas a simples anotações e comparativos, o software da Microsoft tem funcionalidades ideais para quem deseja organizar e integrar dados. Por isso, separamos abaixo um conteúdo que resume o que é a ferramenta, suas possibilidades e quais vantagens ela tem a oferecer para a sua empresa.

O que é o Excel

Em suma, é um editor de planilhas, dividido em células, linhas e colunas. Oferece inúmeras possibilidades, desde fazer cálculos e criar gráficos até muitas outras construções matemáticas e comparativas. Lançado em 1985, o software é aprimorado desde então, para oferecer sempre aos usuários os recursos mais avançados. Atualmente é considerado uma função nativa dos sistemas operacionais Windows, já instalado na maioria dos computadores.
Por ser um programa mundialmente conhecido, grande parte dos usuários tem pelo menos um domínio básico. Mas o que muita gente não sabe é que o Excel vai muito além das planilhas. Com funcionamento on e offline, seus recursos são tão práticos que existem planos individuais e corporativos, visando atender negócios de pequeno e grande porte.

Excel nas empresas

Sua origem primária é de um software desenvolvido para empresas. Com o passar do tempo se tornou uma ferramenta comum também para fins pessoais — como orçamentos particulares e planejamentos financeiros individuais.
No ambiente organizacional, o Excel é uma ótima ferramenta para controles de estoque, relatórios financeiros e acompanhamento de dados em geral. O programa tem capacidade de interpretação de fórmulas e de construção de linhas matemáticas que auxiliam os profissionais a elaborarem planilhas automatizadas. Dentro da empresa, ele pode te ajudar em diversas áreas. Confira algumas:

Financeiro

Nas empresas essa é a área de maior dependência do Excel. Em departamentos financeiros e empresas de contabilidade a ferramenta é presença garantida, pois descreve resultados de finanças, vendas, orçamentos, previsões e planos, usados na tomada de importantes decisões. Suas fórmulas avançadas podem resolver em minutos alguns processos manuais que levariam semanas para serem concluídos.

Marketing e Produtos

Nas áreas de Marketing e Produtos, o Excel é a ferramenta que lista seus clientes e fornecedores, fornecendo uma visão geral sobre o perfil e frequência de consumo e vendas, ajudando no gerenciamento dos departamentos e no planejamento do futuro, podendo ser baseado em resultados anteriores e previsões. Também é importante na construção do preço de venda de produtos e serviços, para tornar a empresa competitiva.

Recursos Humanos

O Excel permite que as empresas tenham acesso aos seus recursos humanos através de bancos de dados, controlem as horas disponíveis por funcionário num determinado período de tempo, seus dados de pagamento e até sua estrutura organizacional, através de organogramas, que dão uma visibilidade de como sua força de trabalho está dividida por função e nível salarial. As planilhas podem trazer os dados dos funcionários, facilitando a visão individual e geral, ajudando a entender exatamente de onde vêm os custos e planejá-los melhor.
Essas são apenas algumas funcionalidades do Excel que trazemos para a mesa. Sua utilidade vai muito além e pode ser adaptada às necessidades do indivíduo ou de uma organização. A certeza que temos é que: o Excel está pronto para ajudá-lo, seja na vida pessoal ou profissional.

Se interessou pelo programa? Saiba mais em: https://smartmachine.com.br/cursos/informatica/curso-interativo-excel-2016-modulo-1/

fonte: https://medium.com