fbpx
(16) 3101-3031 | (16) 99285-4480 vendas@smartmachine.com.br

Como pequenas e médias empresas podem se destacar no mercado com ajuda da tecnologia

Entenda agora como pequenas e médias empresas podem se destacar no mercado com ajuda da tecnologia.

Já passou o tempo em que ser uma pequena empresa significava estar em desvantagem ao lidar com tecnologia. Implementar sistemas ou adquirir equipamentos custava caro e demandava recursos (de tempo e gestão) que nem sempre negócios com poucos funcionários podiam empregar. Hoje, o cenário mudou. A evolução das ferramentas disponíveis e a transformação digital, com seus diversos mecanismos, colocam as PMEs (Pequenas e médias empresas) em condições de ampliar seus níveis de produtividade, conquistar mais clientes e melhorar resultados.

Incrementar a receita e melhorar a produtividade são duas das prioridades das pequenas e médias empresas. E como a tecnologia pode ser uma aliada dessa busca? A resposta está em usar as possibilidades geradas pela transformação digital para estar cada vez mais próximo e ser mais relevante para o seu cliente. Ao mesmo tempo, é providencial investir em soluções de tecnologia que reduzam os custos de operação e aumentem a produtividade, garantindo que o seu negócio esteja em condições de competir com qualquer concorrente no mercado.

Como começar?

Há diversos caminhos para implementar soluções em produtividade dentro dos pequenos negócios. E uma das possibilidades é apostar na tecnologia como uma aliada. Hoje, 36% das pequenas empresas utilizam sistemas antigos em seus computadores, com 4 anos ou mais. Isso representa perdas em eficiência, pois ao avaliar sistemas recentes, a velocidade de uploads é 44% maior.

Por isso, soluções em infraestrutura, equipamentos e sistemas operacionais são fatores importantes para otimizar as atividades do negócio. E as pequenas empresas estão atentas a isso.

Compartilhar para ganhar tempo e eficiência

Simplificar e otimizar processos tornam as PMEs  mais produtivas e competitivas. Os sistemas devem facilitar a execução do trabalho, e não torná-lo mais burocrático. Entre 2016 e 2017, 55% das PMEs que estão crescendo em seus segmentos priorizaram o uso softwares que permitiam a colaboração, isto é, espaços onde os funcionários pudessem compartilhar documentos e cronogramas. O mercado se reorganizou a partir de soluções móveis. E as pequenas empresas precisam acompanhar essa movimentação.

Hoje, ser ágil e responder à demanda de um cliente ou encontrar uma solução rápida faz a diferença na construção de resultados. Os colaboradores precisam ter acesso fácil e seguro às informações no dispositivo que tiverem à mão, e com segurança de que os dados estão protegidos. Por isso, as ações preventivas para proteger as informações do negócio devem incluir suporte também para dispositivos móveis. Além do serviço de suporte, a garantia de qualidade é um fator imprescindível para as pequenas empresas que querem se manter competitivas.

Com todos esses desafios para a adoção de novas tecnologias e a enorme quantidade de opções disponíveis, a missão da PME de planejar e selecionar as melhores soluções de TI para o seu negócio se tornou uma tarefa muito mais desafiadora. Para isso, nessa hora, é muito importante contar com parceiros que tenham expertise nas diferentes áreas da tecnologia para lhe ajudar com essa tarefa.

Fonte: g1.com.br