fbpx
(16) 3101-3031 | (16) 99285-4480 vendas@smartmachine.com.br

8 Dicas para melhorar a concentração na empresa

Existem muitos tipos de distrações, especificamente no trabalho, onde temos que ter seriedade e concentração, precisamos nos atentar para não desperdiçarmos muito tempo em assuntos não relacionados. Por isso, preparamos uma lista com várias dicas importantes para você se concentrar no trabalho. Com tantas coisas para fazer em um mesmo dia, às vezes se concentrar em uma só fica complicado. Com a preocupação em entregar tarefas na maior velocidade possível, os funcionários tendem a fazer muitas coisas de uma só vez e acabam não prestando atenção em nenhuma delas. Vamos ver algumas dicas para melhorar a concentração no ambiente do serviço.

 

 

 

1 – Faça uma lista

No final do expediente, faça uma lista das atividades do dia seguinte em ordem de importância. Fazer lista de tarefas ajuda a não perder o foco e torna a pessoa mais produtiva. Além disso, você não correrá mais o risco de esquecer nada que o chefe pediu. Torne isso um hábito. Quando menos esperar, fazer a lista de afazeres do próximo dia já fará parte da rotina.

2 – Mentalize

Assim que chegar no trabalho, leia a lista de tarefas (falamos dela na dica anterior). Assim que terminar a leitura, mentalize o dia. Esquematize na mente em quais momentos fará cada atividade (depois do almoço, no final da tarde etc.). Isso vai ajudá-lo a não perder o ritmo.

3 – Tenha moderação

É claro que todo mundo precisa de um momento para relaxar, mesmo no trabalho. É, inclusive, importante ter momentos em que a mente possa se desligar um pouco de problemas, prazos e demandas profissionais — isso pode até ajudar a aguçar a criatividade quando você voltar o foco para o trabalho. Mas é muito importante entender que esses momentos devem ser moderados. Pegar um café, conversar cinco minutinhos com o colega ao lado ou, quiçá, dar uma olhadela no celular, não é crime, mas devem ser momentos limitados e, é claro, quando você sentir abertura para isso (não adianta pegar o celular no meio de uma reunião, por exemplo).

4 – Cuide-se

Além de dormir bem, é preciso ter uma alimentação balanceada e praticar exercícios físicos. Isso vai poupá-lo de dores na coluna ou dores de cabeça provenientes da falta de nutrientes no organismo, por exemplo.

5 – Observe seus colegas

Em alguns momentos do dia, observe os colegas de trabalho e a forma como agem. Filtre o que pode aprender com isso (seja para fazer igual ou evitar a atitude).

6 – Mesa limpa

Manter a mesa sempre limpa e organizada ajuda a não ter distrações visuais e não se perder no mar de papelada.

7 – Não procrastine

É aquela velha história: não deixe para depois o que você pode fazer agora. Mantendo a mente ativa com alguma atividade do trabalho, a chance de dar atenção para outros assuntos que, naquele momento, têm menos importância é menor. Além disso, fazer tudo na hora que pedem e, até mesmo, entregando trabalhos antes do prazo faz com que os superiores valorizem cada vez mais você e sua forma de trabalhar.

8 – Você não é uma máquina

Você não é uma máquina, muito menos um super-herói. Não adianta tentar bater a meta do mês numa semana. Claro que atingir esse objetivo é ótimo, mas, muitas vezes, faz perder a qualidade do trabalho. Por isso, lembre-se de que a qualidade do serviço é tão importante quanto a data em que é entregue.

 

Fonte: Universia