(16) 3101-3031 | (16) 99285-4480 vendas@metodosmart.com.br

Práticas simples para impulsionar sua criatividade!

Desenvolver o pensamento criativo é fundamental para uma carreira bem-sucedida. Confira algumas estratégias simples que vão ajudá-lo a ser mais criativo com facilidade.

O pensamento criativo pode trazer inúmeros benefícios, tanto para a sua carreira quanto para a sua vida pessoal. Entretanto, embora ele seja tão desejado, não é fácil de ser alcançado. Uma rotina estressante e apressada pode impedir você de acessar a sua criatividade, mas algumas práticas simples podem ajudar você a impulsioná-la onde quer que você esteja. Confira 5 dicas rápidas para ser mais criativo.

1. SEJA POSITIVO

Segundo o estudo “The Progress Princple: Using Small Wins to Ignite Joy, Engagemente and Criativity at Work”, existe uma conexão definitiva entre as emoções positivas e a criatividade. Os participantes do estudo apresentaram 50% de aumento nas ideias criativas nos dias em que reportaram humor positivo. Ou seja, quanto mais positividade uma pessoa apresenta no seu humor, mais criativo será o seu pensamento ao longo do dia.

 

2. NÃO FAÇA BRAINSTORMS

Embora trabalhar em grupo possa render boas ideias, a pesquisa “Quiet: The Power of Introverts in a World That Can’t Stop Talking” mostrou que as pessoas produzem mais quando estão por conta própria do que quando precisam trabalhar em grupo. Além disso, o estudo mostrou que elas produzem ideias com qualidade mais alta trabalhando individualmente.

 

3. TOME UM BANHO AO ACORDAR

A pesquisa “Imagine: How Creativity Works” aponta que quando a mente está relaxada é mais fácil dirigir o centro das atenções para dentro, para o fluxo de associações remotas que emanam do hemisfério direito do cérebro. O banho, por seu poder de relaxar os músculos, acelera esse processo. Por isso é tão comum ter insights criativos durante os banhos quentes.

 

4. FAÇA ALGO HABITUAL

De acordo com pesquisa da Universidade de Toronto, no Canadá, fazer algo com o que você já está acostumado, como caminhar, tirar um cochilo ou mesmo lavar a louça, permite que você acesse, de maneira inconsciente, as informações periféricas que o seu cérebro não consegue acessar durante um estado intenso de foco.

 

5. NÃO TENTE SE ORGANIZAR

A pesquisa “Imagine: How Criativity Works” mostrou também que um dos melhores momentos para insights criativos é o primeiro da manhã, logo que você acaba de acordar. Isso acontece porque o cérebro sonolento é desorganizado, aberto a todos os tipos de ideias não convencionais.