6 Dicas Para Cumprir Metas de Ano Novo

Um estudo realizado nos Estados Unidos e publicado na revista Diário de Psicologia Clínica aponta: apenas 8% das pessoas realmente cumprem resoluções de Ano Novo. Normalmente, até o final de janeiro, cerca de um terço das promessas já terão sido abandonadas.

O assunto foi abordado pelo escritor Scott Mautz em sua coluna mais recente no site da revista Inc. Ele dá dicas de como é possível se comprometer e cumprir as promessas de início de ano. Veja a seguir:

1. Saiba que não há nada mais difícil do que mudar hábitos
O maior desafio no marketing é criar uma mudança de hábito. “Conseguir fazer com que consumidores abandonem um produto conhecido para testar um novo não é algo que acontece da noite para o dia”, diz Mautz. Segundo ele e diversos estudos, uma mudança de hábito pede bastante esforço. Por isso, é preciso ser capaz de perdoar a si mesmo e os deslizes que podem acontecer no meio do caminho até a conquista do objetivo. É importante também traçar planos B, porque os desvios serão inevitáveis.

2. Comece com as mudanças pequenas
Cumprir as metas de Ano Novo a partir das mais simples e específicas pode ser justamente o incentivo necessário para não deixar o ciclo de mudanças parar. “A própria palavra ‘resolução’ significa resolver algo, resolver um problema. Problemas são resolvidos pouco a pouco”, diz Mautz. Uma boaestratégia, segundo especialistas, é simplificar as metas ao máximo. Perder cinco quilos na balança, por exemplo, pode virar um comprometimento de não comer pizza num primeiro momento. Depois, evitar sorvetes ou refrigerantes. “O sucesso encoraja você a seguir em frente.”

3. A prática é como um músculo
Mautz usa um estudo feito na Universidade Estadual de Nova York para exemplificar esse ponto. Pesquisadores pediram a 122 fumantes que tentassem exercer autocontrole por duas semanas evitando comer doces ou apertando um “fortalecedor de mãos” (um pequeno aparelho feito de molas) pelo máximo de tempo que conseguissem. No mês seguinte, 27% dos fumantes que haviam participado da pesquisa conseguiram largar o cigarro – justamente porque haviam exercitado o autocontrole, mesmo que de uma forma não relacionada ao hábito de fumar. A lição aqui é que a força de vontade não é algo que simplesmente aparece na vida de uma pessoa e a inspira a fazer o que precisa, mas algo que precisa ser praticado.

4. Comunique seu círculo social
Segundo uma pesquisa feita pela Universidade da Carolina do Sul, quem conta as resoluções de final de ano para a família e os amigos (e compartilha os progressos ao longo do caminho) consegue se sair melhor em cumpri-las do que quem não divide nada com ninguém. “O comprometimento público faz com que você seja cobrado por você mesmo e pelos outros”.

5. Use métricas
De acordo com o colunista, é importante criar maneiras para medir o progresso e manter-se no caminho certo. Esse é o motivo, argumenta, pelo qual o Fitbit (uma pulseira que mede a quantidade de exercício que o usuário faz por dia) se tornou um sucesso. “Agendar tempo para praticar o autocontrole é muito importante – seja para fazer exercícios, executar um novo hábito ou simplesmente ter tempo para revisar seus objetivos e estratégias”, afirma.

6. Lembre-se das recompensas 
Pensar e visualizar como seria a sua vida com os objetivos de Ano Novo realizados é imprescindível, segundo Mautz. Uma pesquisa da Universidade de Washington aponta que esses lembretes ajudam a duplicar a intensidade da sua vontade de cumprir uma meta. “Ser lembrado periodicamente das recompensas pode ajudar você a realizar o que quer”, diz o colunista.

Fonte: http://revistapegn.globo.com

Rolar para o topo
WhatsApp chat

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Ao clicar no botão Fechar (X) você concorda com o uso dos cookies, termos e políticas do site. Leia Mais.